Para aquele que faz a vida melhor

Outro dia você me disse que a vida não era fácil. Pensei na quantidade de vezes que fiquei sem tempo para ver meus afilhados, ou nas vezes que precisei dormir mal para entregar algum trabalho que não era meu, ou quando estive de mau humor sem motivo algum, e acabei sendo severa com alguém que não merecia. E aí, cheguei a conclusão de que a vida é fácil até demais, a gente que tem mania de complicar tudo.

Acho que não existe um segredo para descomplicar, mas tente ser feliz. E mesmo que as pessoas que estão a sua volta vejam o tamanho do seu sorriso e se esforcem para apagá-lo, ocupe-se com a felicidade. Eu sempre disse que a felicidade vem de dentro. E ela vem. Tem que ser fácil acordar de manhã, tem que ser leve chegar ao final do dia. Mesmo com os obstáculos, mesmo com os problemas, tem que ter sorriso, tem que ter luz, tem que ter dancinha, abraço, amor…

Eu vejo pessoas perdidas, procurando felicidade em um lugar, no dinheiro, em uma pessoa, em objetos, sem enxergar que tudo isso uma hora acaba. E por isso a felicidade tem que vir de dentro de você.

E é tão fácil ser feliz.

Ser feliz, basicamente é amar. É querer bem. É fazer o bem. É colocar sua alma em tudo o que for fazer, em cada abraço que for dar. É conversar olhando nos olhos, é respeitar seu próprio corpo, é não aceitar menos do que você merece, é não se preocupar com o que vão pensar se você decidir dançar no meio da rua, é estar ao lado de pessoas que passem o tempo sorrindo, fazendo a vida valer a pena, se preocupando com tudo o que tem valor e esquecendo de tudo o que tem preço.

Dia desses me chamaram anonimamente de Falsa e Oportunista. Embora anônima, eu soube exatamente quem era ela. De cara, comecei a questionar meus próprios valores, porque tenho mania de aceitar muito mais as críticas, do que os elogios e me culpar, antes mesmo que a culpa seja de fato minha. E aí, depois de uns dias, e com tempo, comecei a vasculhar mentalmente meu histórico pessoal, para saber o quão falsa e oportunista eu de fato era.

E aí eu senti compaixão por essa pessoa. A expressão que diz que a vida é um espelho, ficou clara naquele momento, porque o que dizem é que você prontamente reconhece no outro, as suas próprias falhas, mas apontá-las é sempre muito mais fácil do que assumí-las e mudá-las. Não consegui listar nenhum defeito sobre ela que realmente me incomodasse, acredito que todos nós temos defeitos, eu tenho, ela tem, mas não senti que fosse relevante apontar algum defeito dela, nem pra me sentir melhor, nem para revidar. Só consegui sentir compaixão.

Eu não sou perfeita, você também não precisa ser. Mas acredita em mim quando eu falo que é fácil ser feliz. Mesmo que coisas banais como essa, te derrubem vez ou outra, quando se é verdadeiramente feliz, ficar de pé outra vez é muito fácil.

Existe uma sensação gostosa, e que não dá para explicar direito, que é a de não se importar e se importar. Eu sei que parece confuso, prolixo e contraditório, mas tente não se importar com o que as pessoas pensam sobre você. Tente não se importar com o que as pessoas esperam de você. Tente não se importar com os defeitos do outro, com a vida do outro. Tente não se importar em ser igual ninguém, não perca tempo tentando esconder seus defeitos, não ligue se algo não for exatamente como você planejou. E quando você fizer tudo isso, comece a se importar em não ferir os sentimentos de outras pessoas. Se importe em desejar que essas outras pessoas estejam felizes, que os dias dessas pessoas sejam de sol. Se importe em deixar cada pessoa com seu sorriso mais sincero. Comece a torcer para que essas pessoas tenham atitudes leves, porque talvez elas não saibam que a vida cobra todos os nossos deslizes, e por não saber disso, talvez elas estejam fazendo coisas às quais possam se arrepender mais pra frente.

Não culpe o mundo por seus problemas. Cada problema é uma lição. Cada momento ruim, é um aprendizado. E provavelmente, cada um dos obstáculos são só seus, e você os escolheu atravessar, por decisões que tomou em um passado não muito distante. 

Não dê poder suficiente às pessoas, para que elas enfraqueçam seu coração. Só entra dentro de você, aquilo que você permitir entrar. Coloque o que for ruim, do lado de fora, que você vai ver que só o que é bom vai entrar.

E não se culpe. A vida não é difícil, e você não fez nada de errado. Continue sorrindo por aí, amando de todo coração, vivendo as coisas boas, ajudando as pessoas… A vida é uma só, e você vai perceber sozinho, que sempre esteve no caminho certo, mesmo quando te fizeram acreditar que você não estava. Apenas continue a nadar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s