Para aquela que conserta corações

Uma vez levei minha avó até sua casa. Não lembro bem o motivo, mas acho que era Natal e eu só queria abraçar todo mundo antes de virar a noite.
Minha avó caminhou lentamente pela sua cozinha e disse que não tinha mais saúde, falou que havia perdido meu avô, que era infeliz, que não via mais graça na vida. Você a abraçou e disse com um sorrisão no rosto: “A vida tem que continuar, Dona Maria.”

Daí, naquele instante, com os olhos cheios de lágrimas, eu sai de lá e fui até a sala, porque eu conhecia a sua história e sabia a força e o poder que aquela pequena frase tinha na sua vida.

O que eu aprendi com você é que a vida tem que continuar.

Pessoas vem, pessoas vão, e o tempo não tem como voltar atrás. É impossível recuperar aqueles anos perdidos, não dá pra voltar pro ontem e viver ele outra vez, mas é possível começar hoje e fazer cada segundo valer a pena.

No silêncio dos seus sorrisos, eu aprendi que precisamos deixar cada pessoa com o nosso melhor. Que precisamos ser corretos, dedicados, complacentes. Que temos que fazer o que for possível por quem amamos, e precisamos saber entender o limite de cada um, porque embora desejemos receber um bocado de amor em troca, sabemos que cada um dá o amor conforme sabe dar.

Eu lembro do macio do seu abraço, das vezes que me socorreu por tristeza ou desespero e me apertou bem forte sem falar absolutamente nada, porque você sabia que não precisava de uma só palavra sequer, pois seu abraço era cheio de paz. Quem tem a sorte de poder abraçá-la todo dia não imagina o amor que você carrega.

Logo que você me conheceu, no dia 31.05.2005, você me deu um livro e escreveu nele o seguinte: “A vida é maravilhosa para quem se arrisca a abrir novas portas”. Aos 19 anos, a gente tem certeza que está abrindo uma porção de novas portas e essa mensagem soou óbvia pra mim. Eu sabia que ainda mudaria muito a cor dos cabelos, mudaria muitas vezes de emprego, tropeçaria um bocado de vezes.

Hoje, aos 30, para mim, essa frase é a sua benção e desejo de que eu abra todas as novas portas que a vida me oferecer, mas escolha a melhor para fazer dela, o meu lar.

Espero ter a sorte de encontrar duas de você, embora saiba que toda pessoa é ímpar. Mesmo assim, você terá meu amor e meu respeito por toda a vida que seguir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s